Quais os motivos para contratar uma Wedding Planner?

,
Em Blog
,

Quais os motivos para contratar um Wedding Planner?

Esta é a pergunta que todos os casais de noivos fazem, e nem sempre têm a resposta. Deixo ficar aqui algumas ajudas:

Um Wedding Planner é a cada dia que passa um profissional mais valorizado e presente nos casamentos. É um profissional que auxilia na criação de conceitos, organização, concepção e gestão do casamento de um cliente. Transmitem a segurança e confiança que uma noiva precisa. Faz as suas pesquisas, conhece o protocolo e etiqueta como ninguém, contrata, gere, está presente 24h durante os meses de preparação e terá sempre resposta para as suas dúvidas. Sabe onde estão os melhores fornecedores, e os que se adequam à sua carteira.

Nos dias que correm, com empregos exigentes e estilos de vida agitados, é perfeitamente natural que não tenhamos o tempo necessários para todos os preparativos de um dia com tantos pormenores e detalhes.No final de tudo, será uma amiga!

1 – Cuida do seu tempo e da sua carteira

Quando pensar que a contratação de um wedding planner é um custo, pense em todos os contactos que ele têm, na quantidade de vezes que já negociou com todos os fornecedores, na prática de negociação com que já conta. Os orçamentos são regra geral mais baixos do que todos os outros que você consiga pesquisar e contratar sem intermediários, nem que vá ao final da Internet. O que lhe pode parecer uma despesa, é uma relação custo x benefício que compensará. São necessárias cerca de 200horas para planear um casamento. A contratação deste profissional vai-lhe poupar tempo, energia e recursos.
A principal vantagem será sempre a compreensão clara e conhecimentos das percentagens que de um orçamento global e irão ajudar a equilibrar todos os aspectos em  torno das prioridades com parcerias confiáveis que vão de encontro às suas expectativas.
O tempo é um bem insubstituível, daí a importância de estar em sintonia com a sua wedding planner.

2- Protocolo e etiqueta

Como em qualquer evento sabemos que existem regras. Ninguém melhor do que um wedding planner para o apoiar nesta fase. Quando devem entrar os noivos, os pais, as mães, de que lado se sentam, quando é o lançamento do bouquet, a primeira dança, a chegada na festa, e um sem número de outras questões que envolvem o planeamento, organização, execução e acompanhamento do evento.

3 – Apoio a todos os profissionais contratados

Sabe que no dia do seu casamento, todos os fornecedores contratados vão ter dúvidas? Pois vão. É aqui, uma vez mais, que tudo acontecerá dentro da normalidade se você tiver um wedding planner que sabe ao minuto e ao centimetro todos os passos do seu dia. Imagine que incumbe esta tarefa a uma amiga, na hora ela não saberá os detalhes todos, e terá que a questionar.
Quer mesmo ser incomodada com o local de passagem de cabos eléctricos, ou com o atraso do fornecedor do bolo? Com o serviço de wedding planner, a coordenação destes profissionais será feita com objectividade e rapidez, sem que você se aperceba de que alguma coisa se passou!

4- Quem contratar?

A escolha do Wedding Planner, recai em experiência e características, mas fundamentalmente na empatia criada. Temos casamentos que levam até dois anos a ser planeados. Se você não cria empatia de imediato com o profissional, deverá ponderar, por melhores que possam ser as condições. Esta pessoa será os seus olhos, terá que perceber o casal, para que estes possam preparar o seu momento com tranquilidade, segurança e confiança.

5 – Deixar a contratação para muito tarde

A contratação da Wedding Planner deve ser a primeira a ser feita, ela será o maestro em toda a organização e deverá estar ao corrente de tudo desde o dia do “aceitas casar comigo?”.
Uma contratação tardia pode prejudicar a sua escolha, por falta de disponibilidade, e pode já ter feito gastos desnecessários por falta de planeamento e gestão do orçamento.
Caso deixe esta contratação para muito próximo do casamento e decidir contratar somente o pacote de assessoria e acompanhamento, deve ter em conta, que a profissional deve estar a par de tudo, tomar conhecimento dos fornecedores contratados e estar em sintonia com todos os vossos desejos.
Um outro erro muito comum, é pedir a uma amiga para fazer este papel. A organização de um casamento exige tempo, dedicação e conhecimento. É difícil alguém sem experiência resolver sem passar pelos noivos, algum problema que possa surgir, ou conduzir um protocolo de casamento. As amigas devem divertir-se na sua festa!

6 – Poupar as relações

O sem fim de pormenores que envolvem a organização de um casamento, levam a que muitas pessoas possam querer ajudar, o que cria muitas vezes stress e ansiedade e que poderão gerar ambientes menos positivos tanto enquanto casal, como com os familiares mais próximos. Estes problemas, são só mais um com que um profissional sabe lidar, sempre com palavras amigas e sorriso nos lábios, além de que no dia assume para si todas as responsabilidades, permitindo que toda a família usufrua da festa em pleno.
Planear um casamento pode não ser tão divertido como à partida parece, pode tornar-se num desafio stressante e burocrático com o qual nem todas as noivas têm disponibilidade de lidar.

7 – Coordenador no local vs Wedding Planner – Um dos argumentos para a não contratação de um wedding planner é que o espaço escolhido para a festa, tem um coordenador. Nada mais errado. Este coordenador garante que o serviço é bem executado, como a supervisão do catering, e dos funcionários de sala.
O wedding planner irá atender exclusivamente a todas as suas necessidades e gestão dos fornecedores contratados para o dia. Irá fornecer ideias criativas e inspiração.
Os detalhes são o reflexo do casal, e aí o serviço tem de ser personalizado e realizado de acordo com as expectativas.

Ao escolher um wedding planner têm de ter em conta que será uma pessoa que vos representa, que será vosso cúmplice (em todo o processo, até naquela surpresa que quer fazer ao noivo, sem ele se aperceber, por exemplo). Será a pessoa que percebe a importância da data para si, e de todo o esforço que fizeram para conseguirem ter o vosso dia perfeito!

Vai casar e está convencido das vantagens de um Wedding Planner? Fale connosco. teremos todo o gosto em ajudar!